quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Qual a importância da imagem para o som? E do som para a imagem?

Set de filmagem de séries


O QUE É O VIDEOCLIPE?


O videoclipe é um pequeno filme com elementos musicais e imagéticos, que busca provocar um sentido de acordo com a faixa musical ou artista do trabalho. Em outras palavras, ele é uma sequência de imagens – um vídeo – que segue a música para causar um sentimento em quem lhe assiste.

É um meio de ilustração da música e composição de seu significado, em que as duas linguagens da obra (imagem e som) se complementam, e acabam por unir-se de forma a criar uma nova. Esta, a audiovisual, é que proporciona ao espectador uma visão mais profunda a respeito do sentido de ambas.


E PARA QUE ELE SERVE?


Ney Carrasco, pesquisador formado na Unicamp, diz, em seu texto “Trilhas: o som e a música no cinema”, que o cinema é composto tanto pelas imagens, quanto pela música, que juntos, formam um único elemento. No caso do videoclipe acontece a mesma coisa.

O programa iMovie, disponibilizado pela Apple, é um dos mais utilizados para a edição de videoclipes

A música ajuda no entendimento da sequência visual, criando um sentido e dando a poética emocional às imagens, mas também depende da questão do ver, uma vez que esta revela uma ideia que muito provavelmente não teria sido desvendada sem o auxílio das imagens.

A produção do videoclipe para uma música também é importante por direcionar o olhar do espectador para uma determinada interpretação sobre a faixa musical, criando para esta um enredo ou apenas ilustrando-a.

            Logo, é possível perceber que a música e a imagem são parte de um todo maior, e se complementam. A visão que se tinha sobre cada um desses elementos individualmente muda, uma vez que se unem.


A HISTÓRIA DOS CLIPES

            Pioneira no tema videoclipe está a banda The Beatles, que, na década de 60, iniciou o trabalho com o uso dos filmes com faixas musicais. Seus princípios estavam na ideia de ilustrar a música em seus desdobramentos de significado.



Ao longo do tempo, houve diversas ampliações do uso de recursos para a produção do videoclipe. O primeiro artista que buscou aprimorar mais seu videoclipe do que a própria música foi Michael Jackson, em Thriller, em que revoluciona o uso dos efeitos especiais para a exuberância que deveria ser inserida, apresentando, nessa megaprodução, uma inovação em maquiagens, efeitos técnicos e visuais.

            Diversas categorias foram criadas dentro deste tema, que são grupos de trabalhos que têm características em comum, como o da pop-art, movimento que trabalha com a transformação dos elementos urbanos em arte, mesclando a modernidade cotidiana com a ideologia artística.

       
ENTÃO...


            Percebe-se que, quando se ouve a faixa musical pela primeira vez, não se pensa, necessariamente, no enredo tratado no videoclipe. Porém, para alguém que assiste a ele diretamente, será difícil dissociar essa história à música, pois como um elemento só, eles se interligam.





Texto por:

André Hauache

Antônia Perrone

Carolina Dicker

Pedro Darvas

Rafael Kiraly
Rafaela Latache

Nenhum comentário:

Postar um comentário